
COMPREI O APÊ E AGORA?
O primeiro apê sem dúvidas é o sonho da grande maioria das pessoas, a ansiedade e expectativa pela compra envolve tantos detalhes que quando o negócio se concretiza vem aquela sensação, E AGORA ?
Bom, em primeiro lugar: CALMA, nós vamos te dar algumas dicas para você não agir pelo impulso e sempre fazer a melhor escolha.

DICA 1: PLANEJAMENTO
Se o seu imóvel estiver em construção utilize esse tempo para planejar tudo o que você irá fazer no apartamento. Se o imóvel já estiver pronto e você estiver com as chaves na mão, antes de comprar qualquer item, pare, e faça uma lista com TODOS os itens de necessidade que você quer realizar como: colocação de piso, forro de gesso, reforma no banheiro, box, móveis planejados, com essa lista ficará mais fácil você visualizar o volume de coisas que você terá que pensar.
DICA 2: DEFINA UM ORÇAMENTO LIMITE

Quem nunca ouviu falar daquela história da reforma que parou porque acabou o dinheiro? Pois bem, ela é muito frequente mesmo e para não cair nessa cilada é importante você definir racionalmente qual o seu orçamento para tudo, e com a lista que você fez inicialmente você poderá já colocar as estimativas de valores para cada coisa e dessa forma na somatória poderá perceber se realizar todos os itens caberá ou não no seu orçamento, em caso negativo é importante você definir uma lista de prioridades, por exemplo: “devo fazer forro de gesso em todos os ambientes?” “Posso optar por fazer apenas na sala, nos dormitórios coloco uma luminária legal, ou será que troco a pia dos banheiros?” “Hum, vou manter a pia dos banheiros pois prefiro ter os móveis planejados na casa toda!”. Enfim, você poderá avaliar item por item e cortar ou adicionar para encaixar no seu orçamento.
DICA 2: ELABORE UM PROJETO

Para nossa alegria, atualmente a elaboração de projetos de arquitetura de interiores está muito mais acessível e você encontra facilmente na internet muitos profissionais que poderão te ajudar nesse processo de acordo com a sua lista de necessidades (dica 1) e com o seu orçamento (dica 2). Neste último item é muito importante que o profissional se atente para que o seu projeto seja feito na medida certa para você.
Com o projeto em mãos será mais fácil para orçar e quem sabe já adquirir os seus móveis planejados. Muitas lojas conceituadas trabalham com compras antecipadas e excelentes condições de pagamento, vale ressaltar que você precisa pesquisar antes de assinar qualquer contrato.
Se você optar por não realizar o projeto, tenha em mente que precisará se organizar ainda mais para não sair do seu planejamento e orçamento, pois ao longo de uma reforma muitos itens que não foram pensados por um projeto podem surgir e prejudicar o seu orçamento.